segunda-feira, 30 de novembro de 2009

TV Rá Tim Bum completa cinco anos no ar e estreia série de animação sobre arte


Para os que gostam de arte e para aqueles que têm curiosidade em saber um pouco mais sobre a cultura brasileira, neste sábado (5) a TV Rá Tim Bum estreia uma nova animação chamada "Traçando Arte". De forma divertida, a série apresentará às crianças a biografia de grandes pintores brasileiros e o lançamento faz parte das comemorações de aniversário do canal, que completa cinco anos no ar em dezembro.

Os dois personagens da animação são as traças Trácio e Jean Pierre. Com personalidades muito diferentes, os dois vivem juntos em um museu. Trácio é bagunceiro, atrapalhado, comilão e não sabe nada sobre arte. Para ele, os quadros que vê pela frente não passam de deliciosas refeições.

"Pra ser saudável, a refeição tem que ser bem colorida", diz o guloso personagem enquanto procura uma obra de arte para se deliciar. E explica: "acho que me chamo Trácio porque o que aparece, eu traço!"

Já Jean Pierre é uma traça culta, profunda conhecedora de arte e que está a todo instante impedindo o companheiro de devorar as obras de arte do museu. É francês, mas admira a cultura do Brasil e o trabalho dos pintores nacionais.

Para convencer Trácio a não devorar os quadros de Cândido Portinari, Tomie Ohtake e Hélio Oiticica, por exemplo, e ter sucesso em sua missão, ele conta a história dos artistas e explica a importância das obras para a arte.

A série será apresentada aos sábados e domingos em quatro horários: 10h, 15h, 20h05 e 4h.

Conheça mais sobre Trácio e Jean Pierre:

Divulgação
Pierre: É uma traça "fina". Vivia no Museu do Louvre, em Paris, bem atrás da moldura da Mona Lisa. Viajou com algumas obras para uma exposição em um museu brasileiro e acabou ficando. É sensível, conhece arte e é preocupado com a qualidade de sua alimentação. Considera comer quadros --em especial de pintores famosos --um grande absurdo. Sua principal fonte de alimentação são restos de tela da sala de restauração de pinturas (local que ele chama de 'restaurant'). É esguia, possui sotaque levemente afrancesado e modos elegantes. Está atualmente conhecendo (e se interessando) por pintores brasileiros, cujas obras estão sempre prestes a serem devoradas por Trácio.

Divulgação
Trácio: Uma traça gorducha e glutona que não entende nada de arte, não sabe diferenciar uma aquarela de uma pintura a óleo e enxerga qualquer quadro como comida. Pra ele, o que importa é a quantidade e não a qualidade do que come. O museu onde vive com Jean Pierre é apenas uma grande loja de doces com comida à vontade por todo o lado. Tem uma preferência por devorar pintores brasileiros, que considera "comida nossa brasileira". Já experimentou alguns franceses, mas achou uma comida "meio esquisita", "metida à besta". Vive tentando devorar telas de Volpi, Portinari etc. Mas acaba sendo impedida por Jean Pierre, que tenta lhe convencer da importância artística das obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário